19 de out. de 2015

Windows 10 - P2P (Peer To Peer)


Windows 10


A Microsoft lançou recentemente a nova versão de seu principal sistema operacional, o Windows 10. Com uma plataforma familiar e prática, o que mais chama a atenção é sua compatibilidade com diversos dispositivos e softwares, fazendo, assim, um sistema com mais praticidade, fácil e, mais do que nunca, dinâmico. E o melhor, está sendo distribuído gratuito por um ano, a partir de seu dia de lançamento.

Fonte da imagem: http://www.xataka.com/

Novidades

Entre tantas novidades, como o botão iniciar ainda mais interativo e o Microsoft Edge, o Windows 10 trouxe uma novidade muito legal, mas polêmica, ao acrescentar em sua ferramenta de atualizações automáticas, o Windows Update, a função P2P.

O Peer To Peer (P2P ou "Pessoa Para Pessoa" em tradução livre para a Língua Portuguesa) é, resumidamente, a troca direta de arquivos e serviços de computador para computador, sendo que cada um pode servir de estação e/ou servidor. Fazendo com que sua rede principal não seja tão saturada e a troca de dados entre os mesmos seja mais rápida e prática.

Existe alguma vulnerabilidade ao utilizar o P2P?


Apesar de tantos benefícios que este serviço oferece existem algumas questões em que devemos prestar atenção. A facilidade e praticidade de troca de arquivos faz com que o serviço não seja tão seguro, dando brechas para a possível infecção de vírus e ataques hackers (ou melhor, Crackers). Ainda temos o quesito da escalabilidade, onde o serviço perde a qualidade á medida em que a demanda da qualidade cresce.

Fonte: por Martin Blanc para o site Bidness ETC

Além destes temos outros fatores envolvidos na troca de dados direta entre computadores, mas a que está mais visível para o usuário e o que ele vai sentir com mais clareza será o uso de uma parte do seu plano ou pacote de internet. Principalmente neste recurso do Windows Update no Windows 10, pois nas atualizações, ao invés de dos computadores buscarem no servidor da Microsoft, ele buscará em algum computador mais próximo em sua rede que obtenha o mesmo serviço, através do P2P. Isso resultará na utilização de uma parte limitada de sua banda larga e, consequentemente, sua internet ficará mais lenta.

Desativando o P2P do Windows 10


É possível desativar o P2P de seu Windows 10. Basta seguir o pequeno tutorial abaixo.

  • Clique em Iniciar>Configurações>Atualização e Segurança>Windows Update>Opções Avançadas e em Escolher como as atualizações serão obtidas.
  • Em Atualizações de mais de um local, arraste para o lado esquerdo o botão logo abaixo para desativar o P2P, automaticamente as duas opções de assinalar serão desativadas.

Veja estas imagens para facilitar o entendimento:


Fonte das imagens: http://www.baboo.com.br/


Pronto, o P2P foi desabilitado em sua máquina.

...


Referências

1- Redes Peer-to-Peer: Noções Básicas. Acesso: https://www.techsoupbrasil.org.br/node/1917

2 - Aprenda a importância da escalabilidade. 2 - Acesso: http://www.informant.com.br/blog/2014/02/05/aprenda-a-importancia-da-escalabilidade/

3 - Recursos do Windows 10. Acesso: https://www.microsoft.com/pt-br/windows/features

4 - CHACOS, Brad. How to stop Windows 10 from using your PC's bandwidth to update strangers' systems. 3 de agosto de 2015. Acesso: http://www.pcworld.com/article/2955491/windows/how-to-stop-windows-10-from-using-your-pcs-bandwidth-to-update-strangers-systems.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário